quinta-feira, 2 de maio de 2013

JORNAL ESCOLAR DO "MAIS EDUCAÇÃO"





Semana do PSE nas escolas
            As Escolas Municipais e a Escola Estadual São José Operário foram comtempladas com o programa Saúde na Escola (PSE) e tiveram neste mês de março uma extensa programação. A equipe do PSE composta pelas enfermeiras Jordanna e Simone Estrela, psicóloga Simone e a nutricionista Tatiane, estiveram nas dependências das escolas realizando palestra sobre o tema: Drogas, álcool, fumo e alimentação saudável. Foi uma semana de muita informação e conhecimento para todos.
           
                    Vejamos alguns comentários dos alunos que participaram destas palestras.
    Álcool                                                                                           
        O álcool pode deixar as pessoas dependentes e fazerem com que elas percam sua própria identidade, família e até mesmo à própria vida. O álcool é um mal que se tornou popularmente um dos maiores vícios no planeta terra. Muitas pessoas quando entram no mundo do alcoolismo não conseguem sair. Os jovens são os mais atingidos por esse vicio, por causa das influências de outros que consomem bebidas alcoólicas em baladas e acabam caindo no mundo do álcool.
 (Carlos Henrique, Luan Junior, Carlos Fernandes, Kayo e Jefferson).
    
Drogas                                              
      Muitas pessoas que experimentam drogas o fazem porque são incentivadas por pessoas de seu grupo social, que por vergonha de dizer “não” e medo de não serem mais aceitas por esse grupo, acabam experimentando. Quase todos os adolescentes e jovens recebem ocasionalmente a oferta para usar drogas. Quando lhe oferecerem, lembre-se do seguinte: dizer “não” pode parecer difícil mais quem mais gosta de você, é você mesmo. Ninguém pode obriga-lo a consumir drogas se você não quiser. Saiba decidir com segurança aquilo que deseja para sua vida e seu futuro e preocupe-se com sua opinião, não com a de quem oferece algum tipo de drogas. Recusar pode parecer “careta”, mas é muito melhor do que embarcar numa viagem cheia de problemas e cujo futuro pode ser trágico. Decida você mesmo como esperar que seja seu futuro: Saudável e cheio de alegria ou dependência, problema e doenças.                                                   (Carol, Leticia, Daise e Elivânia)

 Alimentação saudável
          A alimentação “mata” a fome, porém nem tudo o que sacia nosso apetite está realmente nos alimentando de maneira correta. Os hábitos alimentares errados podem conduzir a obesidade porque alguns alimentos engordam mais do que outros. A alimentação equilibrada é essencial para uma boa qualidade de vida. Esses hábitos, quando é adquirido na infância, normalmente persistem na vida adulta. A obesidade está crescendo no Brasil, revela o IBGE, como consequência de novos e piores hábitos alimentares, os brasileiros engordam por terem maus hábitos alimentares. Portanto fique atento ao que você come, pois comer muito não significa que você terá uma boa saúde, mas comer alimentos que sejam ricos em proteínas, ferro, fosforo e minerais.                                                                                                                          (Marina Maiara, Lucas, Gilmar Filho e Clara). 


















(Equipe Jornal escolar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário